Como comprar um Acará Disco

1 - Compre sempre em uma loja de confiança, pesquise com seus colegas de aquariofilismo, veja a reputação dessa loja, se algum amigo teve problemas não compre e lembre-se a higiene conta muito nessa hora.

2 - Nunca compre o Disco de uma loja que não alimente-o bem ou que tenha em seus aquários peixes mortos, sujeira demasiada no fundo, vidros sujos. Com certeza comprará problemas.

3 - Perca um tempinho na frente do aquário do Disco que vai comprar e analise seu comportamento, se os olhos não estão embaçados e não são grandes demais para o tamanho do corpo, se o nado é normal, se o nado do peixe é condizente com o nado dos outros do aquário e que não seja estranho a espécie, se ele se esfrega nas pedras, plantas ou vidros do aquário, se estão muito quietos, escondidos nos cantos, Na maioria da vezes é indicativo de doenças ou parasitas, se notar algum desses sintomas, não compre.

4 - A cor de um Acará Disco tem que ser sempre viva, cores majestosas, inigualável, se não estiver assim não compre.

5 - Olhe com cuidado para todas as nadadeiras do Disco, se estiverem rasgadas, com manchas, pintas, brilhantes como purpurina, ou com algo parecido com algodão, não compre, as nadadeiras tem que estar perfeitas e transparentes.

6 - Verificar o abdômen, se estiver inchado demais ou emagrecido de mais pode ser sinal de doença grave.

7 - A superfície do Disco não deve apresentar nenhum tipo de deformação, manchas, tumores, sem escamas, escamas levantadas, isso pode ser sinal de doença.

8 - Procure adquirir um Disco do mesmo tamanho ou tamanho aproximado dos que você já possa ter em seu aquário comunitário ou se for a primeira compra, não compre apenas um Disco, leve pelo menos dois, pois o Disco não vive bem sozinho, precisa de uma companhia da mesma espécie, devemos ter o cuidado de não adquirir um Disco que tenha um temperamento agressivo,  pois isto pode quebrar  a harmonia na convivência que todo aquário de Disco deve ter (Paz).  

9 - Ao adquirir um Disco novo, tenha como um hábito muito saudável colocar este Disco em um aquário de quarentena antes de introduzi-lo no aquário comunitário, mesmo que a aquisição tenha sido feita com cuidado, com boa observação, o Disco novo pode ainda por azar ter uma doença incubada, que ainda não tenha se manifestado. Após 40 dias você pode colocá-lo no aquário comunitário

10 - Peça sempre do lojista a nota fiscal do peixe comprado, só assim poderá exigir seus direitos de consumidor, e questioná-lo junto aos órgãos competentes como o ibama e os direitos de defesa do consumidor.

Marcelo de Oliveira Queiroz
Equipe www.acaradisco.com.br